Y TU MAMÁ TAMBIÉN

Alfonso Cuarón

«Entre o desejo e a despedida, a mulher encontra a sua liberdade na complexidade do amor e na efemeridade da vida.» – Joana Sousa

Dirigido por Alfonso Cuarón, o filme de 2001 «Y tu mamá también» acompanha dois adolescentes e uma mulher mais velha numa viagem para o México. Ao longo do caminho fazem descobertas sobre o amor, o desejo, a morte e a própria identidade, numa jornada de amadurecimento marcada pela intensidade e transformação. O filme apesar de parecer uma comédia é mais uma reflexão profunda sobre a vida, a morte e o amor, e explora estes temas de maneira complexa e interligada. Luísa é a figura central do filme e também a mais complexa. Enquanto Julio e Tenoch tratam as mulheres de forma machista e superficial, Luísa escapa a todos esses rótulos.

Cartaz do filme " Y tu mamé también"

O PAPEL DA MULHER

Luísa desafia a visão de que a mulher é um mero objeto de desejo ao assumir o controlo da sua sexualidade, do seu destino e das suas escolhas e desafia a visão masculina e a visão da sociedade quanto às mulheres. É sem dúvida a personagem mais rica do filme pois enfrenta a dor e a perda mas ainda assim procura os prazeres e os significados no final da sua vida. Luísa torna-se uma agente de mudança desfiando os jovens a enfrentar os seus próprios limites emocionais e a refletir sobre os seus ideais de poder, amor e feminilidade .

A representação da morte

A morte está presente de forma discreta mas ao mesmo tempo constante. A parte narrativa fala de algumas mortes que aconteceram no passado mas o que se destaca mais é o diagnóstico terminal da personagem Luísa no qual é a morte torna-se silenciosa e inevitável. A jornada dos três personagens transforma-se numa fuga à realidade e e também numa procura de significado. No final, a revelação da doença da Luísa dá um novo sentido à viagem como se fosse uma despedida da vida.

A representação da vida

A viagem dos três personagens simboliza o amadurecimento e o enfrentar da realidade. Os dois jovens, ainda presos a uma visão adolescente e egoísta da vida, começam a se deparar com as suas próprias hipocrisias e fragilidades. O contraste entre a leveza que parece caracterizar a juventude e as desigualdades sociais, apresentadas nas narrativas paralelas, indica que a vida é bem mais complexa do que os protagonistas conseguem perceber no começo do filme.

A representação do amor

O amor apresenta-se de forma complexa pois percebe-se que existe uma amor erótico, um amor platónico, traição e amizade. A conexão dos dois rapazes com a Luísa é de certa forma uma idealização e um desejo sexual mas é também um reflexo das suas inseguranças e desejos ocultos. Por outro lado, Luísa procura o amor como forma de se reconciliar com a vida diante da morte.

«Y Tu Mamá También» é uma reflexão profunda sobre a juventude, marcada pela descoberta da morte, do amor e das contradições da vida. Devido à complexidade da personagem Luisa e da trajetória dos dois jovens, o filme mostra como o amadurecimento pode ser forçado pela consciência. Além disso, realça temas sociais e de género com sensibilidade e realismo

Bibliografia

Cuarón, A. (2001). Y tu mamá también. Producciones Anhelo; Bésame Mucho Pictures.

Scroll al inicio