
Imagem de ”Unos cuantos piquetitos” (1935) de Frida Kahlo
Fonte: https://www.fridakahlo.org/a-few-small-nips-passionately-in-love.jsp
A obra de Frida Kahlo «Unos cuantos piquetitos», de 1935, ao contrário da maioria das suas criações, não se trata de mais um auto-retrato. Esta obra é um retrato claro do feminicídio e da banalização do crime contra a mulher.
De acordo com Emília Bolaño (2017), Frida Kahlo ter-se-á inspirado numa notícia que leu no jornal sobre o assassinato de uma mulher. O assassino, marido da vítima, ter-se-á defendido em tribunal dizendo que apenas lhe tinha dado «unos cuantos piquetitos» (“alguns pequenos cortes”). Este crime terá inspirado a pintura, bem como o título da obra.
Nesta obra, podemos observar uma mulher nua e ensanguentada, com facadas por todo o corpo. Ao lado da cama encontra-se um homem com a arma do crime na mão, também completamente ensanguentado. Todo o restante cenário — a cama e o chão — está igualmente coberto de sangue. A moldura do quadro apresenta pinceladas a vermelho, como se prolongasse o cenário sangrento. Todo o ambiente de massacre evidencia a brutalidade do ato.
A obra explora a dualidade entre a gravidade do crime e a sua normalização. A brutalidade da cena, combinada com a ironia das palavras do agressor, serve como uma crítica à indiferença e à atenuação dos crimes de violência de gênero. Essa banalização é um reflexo de uma sociedade que sempre normalizou a violência contra as mulheres. Ao vermos atos tão horrendos a serem justificados por palavras tão absurdas, como mostrado na obra, apenas reforça a ideia de que o feminicídio é um desfecho já esperado na sociedade.
A obra “Unos cuantos piquetitos” de Frida Kahlo não só ilustra como o feminicídio é tratado com tanta passividade pela sociedade, mas também que esta questão ainda é muito atual. Isso apenas mostra que a humanidade não evoluiu o suficiente desde 1935 para entender que a violência de gênero é um problema sério que precisa combatido.
Referências:
Bolaño, E. (2017). Unos cuantos piquetitos. Historia-Arte. https://historia-arte.com/obras/unos-cuantos-piquetitos Consultado a 6 de maio de 2025
A Few Small Nips, 1935 by Frida Kahlo (s.d.). Frida Kahlo. https://www.fridakahlo.org/a-few-small-nips-passionately-in-love.jsp Consultado a 6 de maio de 2025